Walt Disney já assumiu publicamente a existência de mensagem subliminar em alguns filmes, entre eles Bernardo e Bianca e Toy Story, ambos foram recolhidos das prateleiras por conterem mensagens imprópria para crianças. Além de mensagem subliminar (não são percebidas de forma consciente), a Disney também utiliza mensagem implícita (mensagens com duplo sentido ou escondidas).
Capitão Gancho sequestra a personagem Tigrinha, uma índiazinha, para que ela possa dizer onde Peter Pan se esconde. Se ela se negasse a dizer, Gancho a afogaria. Para salvá-la, Peter invoca “Manitu, grande espírito das águas do mar” para ajudá-lo. Manitu é o nome de um espírito adorado por índios americanos, "vive no céu e é o soberano da luz, sendo força máxima do Universo e por conseguinte representado pelo Sol. Ele designa o destino de todas as coisas e de todos os seres existentes à face da Terra e insufla a vida. Nenhuma barreira o detém pois movimenta-se sob a forma de vento" (http://www.infopedia.pt/$manitu). A pessoa que invoca Manitu, pode passar por uma metamorfose e poderá tomar outra forma, ou pode alterar uma parte da força.
No filme, após invocar Manitu, a voz de Peter passa por uma transformação e fica igual a voz do Capitão Gancho.
Você acha legal um desenho infantil ficar invocando espíritos dentro da sua casa?
sinceramente não vejo problemas.
ResponderExcluirAfinal todas essas histórias e não só da da Disney tem partes do tipo.Histórias com algo ligado a magia e misticismo sempre tem cenas de invocação, não significa que estejam evocando algo ruim ou bom. É ficção. O unico problema é que a palavra invoco é considerada forte por muitos. Porem se Peter diz; Manitu , Apareça por favor rapaz. logo é uma invocação que ninguém liga .
E sem contar que pelo oque a senhorita diz Manitu é algo bom considerado pelos índios. Então não tem nada de mais ... afinal ele não está evocando o capeta.